top of page

SINOPSE DO NOSSO PROJETO

NOSSAS INDICAÇÕES AO OSCAR

Esta ação é fruto do desejo de vários moradores de ter cinema na ilha de Paquetá. Este desejo, é importante dizer, não é somente de agora. É bem antigo. E já começou a ser realizado lá por 2012. Na época, era um pequeno grupo que se reunia pra ver, no antigo bar do Zarur, numa pequena TV, filmes que eram escolhidos a cada sessão. Foram várias semanas de filmes e debates. No entanto, com o tempo e a falta de incentivos, a ideia foi perdendo força e o grupo se desfez.

 

Depois de mais ou menos um ano e meio sem sessões, e com novos moradores na Ilha de Paquetá, a ideia voltou com força e aquele desejo antigo de ter cinema na ilha só ficou mais forte. Com o intuito de finalmente colocar em prática o que era só idealização, um grupo de pessoas, todos moradores de Paquetá, resolveu, enfim, se reunir e pensar junto como poderia começar a montar um cinema, agora com dimensões maiores

 

 

e mais pretensioso. Isto aconteceu em setembro de 2013. Não é possível atribuir a uma pessoa a ideia e a realização deste projeto tal como se encontra hoje. Foi, na verdade, uma junção do desejo de novos e antigos moradores. Da ideia de montar um cinema, surgiu, então, a ideia de ter as sessões acompanhadas por debates com convidados especiais, o que poderia nos levar a discutir – e, de fato, fez – questões pertinentes, em primeiro lugar, a nós moradores de Paquetá, mas que, é claro, dissesse respeito a toda e qualquer pessoa que viva no Rio de janeiro e no Brasil: violência, criminalização da pobreza, questões de gênero e etnia, amor, pobreza, futebol, mercado, humor, cinema, música, diferenças culturais, dentre outros temas.

 

No momento, é preciso dizer que o cinema está consolidado. Temos um público cativo e pessoas que quando podem aparecem. Fomos tema de duas matérias especiais do Jornal “A Ilha” e no início do ano de 2015 fomos agraciados com o reconhecimento da Prefeitura da cidade do Rio deJaneiro como uma ação local (o certificado está abaixo). As sessões que antes aconteciam uma vez no mês, agora acontecem de quinze em quinze dias, sempre às terças, às 20hs ou quando chega a barca que sai da Estação Praça XV, às 18:30h. 

bottom of page